terça-feira, 31 de julho de 2012

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A NOITE DO DIA 26/07


O Centro Acadêmico Florestan Fernandes, do curso de Ciências Sociais, vem por meio desta tornar público seu posicionamento quanto aos fatos ocorridos na noite do dia 26 de julho de 2012. Temos ciência do que ocorreu dentro das mediações universitárias, porém o evento realizado não é de autoria do CAFF sendo que estávamos empenhados em participar do XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais na cidade de Santa Maria – RS, que aconteceu entre os dias 21 e 28 de julho.

Dado esta consideração, que convenhamos ser essencial, o CAFF se redime de qualquer culpa pelos fatos ocorridos, mas não se retira do debate de fundo que este episódio faz vir à tona. Há bastante tempo a questão cultural tem sido colocada em voga nas instâncias burocráticas da UEM e também dentro dos locais em que este debate é feito. Sabemos e entendemos que a falta de espaços para promoção de eventos culturais dentro das mediações da Universidade tem feito com que os estudantes busquem realizá-los de maneiras diversas e em locais diversos. No entanto, reafirmar o descaso das gestões universitárias para com esta temática não significa dizer que o CAFF considera qualquer festividade como um sarau que realmente possua um teor político condizente com a necessidade social dos estudantes de obter tais espaços culturais como também que estas “festividades” sejam a melhor forma de incitar a politização dos envolvidos direta e indiretamente.
Insistimos que pelo fato deste episódio não ser de realização do CAFF, nos retiramos deste problema, porém nos garante legitimidade para incitar o debate haja visto que nosso Centro Acadêmico foi lacrado de maneira indevida pela Vigilância da UEM! Pois entendermos que o CA trata-se de um espaço para estudarmos, confraternizarmos e discutirmos sobre nossas concepções e interesses dentro da Ciências Sociais e da sociedade que queremos construir.

Vamos tomar providências quanto ao nosso espaço físico do CAFF, como a troca da chave e o conserto da janela para que indivíduos não tenham acesso sem a permissão dos estudantes de Ciências Sociais, evitando assim futuros transtornos."
Por fim, nos colocamos a disposição para efetivarmos debates que garantam a construção de espaços de socialização e canalização das efervescências culturais dos estudantes da UEM e da comunidade externa.


Agradecemos pela atenção,
Centro Acadêmico Florestan Fernandes

Nenhum comentário: